Informativo


BANCO BDMG CONTEMPLA EMPRÉSTIMOS NO PROGRAMA PRONAMPE DO GOVERNO FEDERAL

14/07/2020

Informamos que o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais - BDMG - passou a disponibilizar oferta de crédito/empréstimo via programa de crédito do Governo Federal para as micro e pequenas empresas - PRONAMPE - com taxa de juros de 1,25% ao ano mais taxa selic, sendo atualmente na faixa total de 3,5% ao ano.

Importante destacar que para o programa PRONAMPE o BDMG disponibiliza a linha de crédito apenas para MICROEMPRESAS (Faturamento até R$360.000,00 por ano). Todo o procedimento de cadastro e envio da proposta de empréstimo é realizada por uma plataforma online no próprio site do banco www.bdmg.mg.gov.br/pronampe  através de digitação de dados simples da empresa, cnpj, faturamento do ano anterior, endereço, dados dos sócios e criação de um login e senha. O limite desta linha de crédito Pronampe para empréstimos é no montante de até 30% do faturamento comprovado da empresa no ano anterior. Não é preciso ter conta no banco BDMG, toda operação é feita online e mediante assinatura de contratos remetidos pelos Correios para o banco, sendo o empréstimo liberado na conta bancária indicada pela empresa, de qualquer banco.

Sabendo das dificuldades e burocracia já enfrentadas nos bancos Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, estamos indicando/sugerindo para as Microempresas os empréstimos via BDMG, cujas propostas demoram cerca de 7 (sete) dias para ter uma definição.

As Empresas de Pequeno Porte (faturamento acima de 360.000 e até 4.800.000) obrigatoriamente devem continuar buscando a linha de crédito do PRONAMPE nos bancos citados acima (Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste) pois não serão contemplados no BDMG.

Orientamos que os clientes exerçam uma cobrança efetiva sobre o banco após entrega da documentação, pois como bem sabemos, há uma fila grande de empresas interessadas, e como "o dinheiro está barato" não há assim tanto interesse dos bancos em operar esta linha de crédito, esta é a verdade! Já temos notícias de um banco público que está pedindo a contratação de um seguro no patamar de 10% do valor do empréstimo solicitado, pois assim o cliente teria "preferência" na análise e aprovação do empréstimo, verdadeiro absurdo vergonhoso típico dos bancos brasileiros. Necessário o empresário saber exercer o seu direito, cobrar o banco, e, se preciso for, abrir reclamação junto ao Banco Central. Somente assim o sistema bancário funcionará efetivamente operando esta linha do PRONAMPE.

Confidencio aqui que a cerca 2 meses atrás fui obrigado a fazer uma notificação extrajudicial para um destes bancos acima exigindo a prorrogação/suspensão do pagamento mensal um contrato de empréstimo que possuo durante este tempo de pandemia, medida esta anunciada pelo Governo Federal e Banco Central. Quando vi que a gerente estava me enrolando já a algumas semanas decidi redigir uma notificação extrajudicial e mandei diretamente no whatsapp dela, com os devidos termos técnicos ameaçando ajuizar ação contra o banco por discriminação, pois não estavam me contemplando com o benefício da prorrogação sem motivo algum, e, para minha surpresa, no dia seguinte (exatamente no dia seguinte) a gerente entrou em contato comigo e disse que o banco havia acabado de liberar, se eu queria mesmo assinar. Sim, foi exatamente como aconteceu. Então infelizmente esta é realidade de grande parte dos bancos brasileiros.

Precisando de ajuda, contate-nos! Não nos deixemos abater pelos problemas diários, Deus está conosco!

att.

Thales Cardoso  30/06/2020

Voltar para listagem